Sistemas
Um sistema pode ser definido como um conjunto de entidades, que de alguma maneira se relacionam entre si e que e que podem ser vistas como um só.
Um sistema pode ser contínuo ou discreto. Um sistema contínuo é aquele cujas entradas e saídas são contínuas no tempo, enquanto um sistema discreto é aquele em que as entradas e saídas apenas são conhecidas para determinados instantes de tempo.
Os sistemas também podem ser divididos em lineares e não lineares. Um sistema diz-se linear se verificar simultaneamente as propriedades da aditividade e da homogeneidade.
Propriedade da aditividade: se à entrada corresponder a saída
, e a entrada
corresponder a saída
, então à entrada
corresponde a saída
.
Propriedade da homogeneidade: se à entrada corresponder a saída
, então à entrada
corresponde a saída
.
Os sistemas podem ser ainda classificados como variantes ou invariantes no tempo. Um sistema invariante no tempo é aquele que independentemente do instante de tempo possui sempre a mesma resposta (para as mesmas condições), ou seja, se aplicarmos um deslocamento no tempo à entrada do sistema, então a saída do sistema também terá o mesmo deslocamento no tempo que a entrada.
Se um sistema além de invariante no tempo também for linear, então o sistema designam-se de LTI (Linear Time Invariant).
Um sistema pode ser ainda estável ou instável. Um sistema diz-se estável se a uma entrada limitada o sistema responder com uma saída limitada.